De erro em erro, vai-se descobrindo toda a verdade.

- Sigmund Freud
 
 
 

Psicanálise

 
Com a ajuda do método da associação livre e da técnica associada da interpretação, a Psicanálise … conduziu a uma atitude completamente nova e a uma nova escala de valores no pensamento científico.
– Sigmund Freud
 
 
 
 
 
O que é?
 
A Psicanálise é uma modalidade de terapia psíquica, mas constitui também uma teoria científica do desenvolvimento / funcionamento psíquico e uma atividade científica de investigação clínica.
 
 
 
 
 
 
Em que consiste?
 
A Psicanálise como terapia diferencia-se de outras modalidades psicoterapêuticas pela profundidade da sua intervenção e pelo recurso ao método da Associação Livre e à técnica associada da Interpretação. A Psicanálise possibilita a retoma do desenvolvimento psíquico, muitas vezes bloqueado, e a reconstrução da vida mental.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Como se inicia?
 
Um tratamento psicanalítico só deve ser iniciado após uma Avaliação Psicológica cuidadosa, no sentido de clarificar as capacidades e dificuldades da pessoa e explorar a modalidade terapêutica mais adequada à sua situação.
 
 
 
 
 
É credível?
 
 
A formação de um psicanalista exige um treino longo e rigoroso. A sólida formação teórica é complementada por uma experiência de análise pessoal (Psicanálise Pessoal) e por uma prática clínica realizada sob a supervisão de profissionais mais experientes (Supervisão de Casos Clínicos).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Como surgiu?
 
A Psicanálise foi criada e desenvolvida por Sigmund Freud no final do século XIX / início do século XX, mas tem vindo progressivamente a evoluir e a ampliar o seu campo de aplicação. Atualmente, para além da abordagem da pessoa, na sua individualidade (Psicanálise Pessoal), abrange os seus relacionamentos mais significativos / íntimos (Psicanálise do Casal e da Família) e a sua vida em sociedade.
 
 
 
 
 
É dispendioso?
 
 
As exigências da sociedade contemporânea conduziram ao desenvolvimento de terapias psicanalíticas mais reduzidas e económicas do que a Psicanálise, embora menos profundas. São as designadas Psicoterapias Psicanalíticas que assumem diversas modalidades, consoante as necessidades e objetivos a atingir.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Como tem evoluído?
 
Nas últimas décadas a Psicanálise tem sido alvo de progressos científicos assinaláveis, verificando-se múltiplos contributos de relevância internacional, no âmbito da International Psychoanalytical Association. Recentemente, avanços científicos significativos na área das Neurociências vieram fornecer uma base orgânica estrutural e neurofisiológica à teoria e prática psicanalítica.
Clarificou-se e comprovou-se a influência recíproca entre a vida psicológica, emocional e comportamental e o campo biológico e cerebral. Igualmente, os resultados das investigações nas Neurociências vieram demonstrar as mudanças provocadas pelos processos psicoterapêuticos ao nível da neurofisiologia e biologia cerebral.